Chamada Mestrado/Doutorado:Estudo deposição de parafina em linhas de petróleo

Detalhes do Projeto de Pesquisa:

Deposição de parafina em dutos é um problema relevante que ocorre na indústria do petróleo, especialmente na produção offshore em águas profundas. O petróleo produzido dos reservatórios é transportado a temperaturas relativamente altas através das linhas de produção. Devido à troca de calor com o ambiente marinho frio, uma temperatura crítica pode ser alcançada desencadeando a precipitação dos componentes de parafina mais pesados. A deposição da parafina nas paredes dos dutos leva a perdas significativas de produção e custos elevados de remediação das obstruções. O objetivo do presente estudo é reproduzir o fenômeno experimentalmente e ou numericamente em condições estritamente controladas e analisar os resultados, considerando os mecanismos dominantes deste fenômeno, e.g.: difusão molecular e transferência de calor.

Requisitos:

Estudantes formados em Engenharia Mecânica, Engenharia Química ou Física, interessados nos seguintes campos do conhecimento: mecânica dos fluidos, transferência de calor e massa, termodinâmica, dinâmica de fluidos computacional, programação e com bom desempenho acadêmico.

Bolsa de Estudo:

Possibilidade de bolsas de estudo ou complementação de bolsa de órgãos de fomento.

Luis Fernando A. Azevedo – lfaa@puc-rio.br  (021) 3527-1181

Angela Ourivio Nieckele  – nieckele@puc-rio.br (021) 3527-1182